Para as próximas gerações

11 de julho de 2024 | Atualizações, Últimas notícias

Nossos alunos tradutores acabaram de se formar na Escola de Hebraico Bíblico, o que os incumbiu de trabalhar nas traduções diretamente do texto bíblico para idiomas que não têm a Bíblia inteira. Como os discípulos, eles estão levando a Palavra de Jerusalém para as nações.

Este ano, nossos formandos representam 15 nações diferentes e 13 projetos de tradução de idiomas, com o potencial de dar acesso às Escrituras a mais de 5 milhões de pessoas nesses idiomas. Eles estão prestes a influenciar multidões de pessoas e muitas gerações. Não deixem que isso escape de seus olhos. Toda revolução sempre começa com algumas pessoas fiéis e depois se espalha. O efeito cascata da Palavra de Deus continuará por muito mais tempo depois de nossas vidas.

Por exemplo, quantos de nós temos todos os livros das Escrituras em nosso idioma? Talvez consideremos isso algo natural. Mas devemos pensar em todas as gerações de inúmeras pessoas que enfrentaram desafios para que pudéssemos ter esse privilégio. Elas sacrificaram suas vidas de diversas maneiras, algumas até mesmo até a morte. Talvez nem saibamos o nome de todas elas. Mas temos uma dívida enorme com todas essas pessoas.

E agora, em nosso dia, a cerimônia de formatura celebrou os alunos deste ano e os abençoou em sua jornada contínua. Queremos compartilhar com os senhores alguns de seus testemunhos comoventes que eles compartilharam em hebraico fluente, traduzidos aqui para o inglês.

"Um novo e belo caminho"

Dan, da França, compartilha a língua de sinais israelense:

Há 9 anos, eu não acreditava no Senhor e não seguia Seus caminhos. [...] Subi em uma árvore, com a intenção de me matar. Não via sentido em continuar minha vida. Mas Deus derramou Seu Espírito Santo sobre mim, e senti Seu amor. [...] Comecei a servi-lo. Servi em congregações e igrejas por 8 anos. Então, um dia, tive uma visão. Nessa visão, Deus me disse: "O senhor vai estudar e ensinar outros alunos em uma terra distante da sua". Quando cheguei a Israel, compreendi. [...] Apesar de muitas lutas e problemas ao longo do caminho, Deus sempre nos deu graça. Agora posso fazer sinais na língua de sinais israelense! Sei falar e ler em hebraico. O hebraico se tornou parte da minha vida. E agora quero agradecer ao meu Pai por me dar um novo e belo caminho. Obrigado ao senhor, pai. (Ele assina "Eu amo o senhor").

"Pela graça de Deus"

Alik, da Micronésia, faz um discurso em hebraico fluente:

Nosso ano começou sem eletricidade e, um mês depois, começou a guerra. E então voamos para a Grécia. [...] Depois voltamos em dezembro. Além disso, durante o ano, alguns de nós perderam entes queridos em nossas famílias. Mas pela graça de Deus...

Estamos aqui, não apenas para nós, mas para as pessoas que estão em nossas vidas e que Ele quer revelar: quem é o nosso Deus. [...] Isso é maior do que eu ou do que o senhor. Esse trabalho não é apenas para a nossa geração, mas também para a próxima geração e para as gerações que virão depois de nós.

Essa é apenas a primeira parte da jornada desses formandos. Como diz o Salmo 2:8, "Peça-me, e eu farei das nações a sua herança, dos confins da terra a sua possessão." O que significa herdar as nações? É como um pai - tornar-se um servo. Um pai deve sacrificar sua vida pelos filhos. Traduzir a Bíblia não é fácil, mas à medida que esses alunos continuam a servir, eles precisam viver com uma visão. Cada pai vive com uma visão para seus filhos. O amor, juntamente com essa visão, exige que sigamos em frente. Não importa qual seja o sacrifício.

Deus está nos convidando a pedir a Ele mais do que podemos imaginar e a estar dispostos a ver o que Ele permite. Obrigado a todos os senhores que doaram tão generosamente e prepararam o caminho por meio de orações para que essa coorte pudesse passar com sucesso por esse lançamento em seu chamado contínuo de serviço.

Com festa!

David Swarr PhD